sábado, 16 de julho de 2011

Soberana Vocação

          Todos os que somos de Jesus fomos chamados, por Ele, com uma santa vocação. Uma vocação para a qual, já havíamos sido preparados desde antes da fundação do mundo, por este Deus que não pode mentir (II Timóteo 1:9). O que precisamos agora é procurar entender qual a Sua vontade neste chamado, para que possamos cumprir cabalmente, aqui nesta peregrinação, nossa missão (Efésios 5:17 e II Timóteo 4:5).
           Como no serviço militar, fomos convocados e alistados. O que deve nos interessar prioritariamente, agora, é cumprir a vontade e os desígnios Daquele que nos arregimentou (II Timóteo 2:4 e Mateus 6:33). Uma vez que já estamos nestas fileiras santas e desviamos o nosso olhar para traz, focando a falha dos outros, os acontecimentos que nos aborrecem,  isto nos faz inaptos para o que Deus tem para nós neste Reino, no qual desde já, espiritualmente, vivemos (Lucas 9:62). O que Deus tem para nós é maior do que tudo que nos sobrevém neste mundo (I Coríntios 2:9).
          Deus não nos chamou para sermos juízes de outros, para condenar. Ele não nos vocacionou para a revolta ou intolerância ou ira, até porque essas coisas são obras da carne e não expressam justiça de Deus (Gálatas 5:19 a 21 e Tiago 1:20). O que devemos é cuidar do nosso testemunho para que através dele possamos reprovar as obras das trevas (I Timóteo 4:16), precisamos entrar por uma porta estreita e caminhar por um caminho apertado. A porta estreita é a que nos leva para dentro de nós mesmos e o caminho apertado é a auto-análise feita de forma imparcial. A porta que nos leva a julgar os outros é larga, pois sempre é mais fácil atirar pedras, julgar, criticar os outros. O caminho da crítica a terceiros é pavimentada, um trajeto fácil de ser cumprido, mas não foi para isso que Deus nos chamou.
          Então volte a casa do Pai! Ainda que errem com você, procure você não viver no erro, se não te amam, ame você a eles, se não são fiéis a você, seja fiel você as pessoas, ame aos que te odeiam, pois ainda que o mundo esteja em impiedade, você deve ser santo por que Ele é Santo (I Pedro 1:16). Ele te chamou com santa vocação (II Timóteo 1:9) e agora, a parte que te cabe é satisfazer o Seu desejo, andando de modo digno a esta vocação que recebestes D’Ele (Efésios 4:1).

Com amor pastoral.

Pastor Geyzon Assunção

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cegos, guias de cegos

Jesus uma vez disse: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mt 15:14) Quem eram esses cegos, de quem Jesus falava? Se você ler todo o capítulo 15 do livro de Mateus, verá que ele se referia aos Fariseus e Escribas.

Os fariseus eram como os crentes de hoje, mas aqueles rigorosos, religiosos, que vivem a reparar o erro alheio, apontando as falhas dos outros, e os escribas eram, como os teólogos do nosso tempo. E mesmo com tanta bagagem “teológica”, conhecimento das tradições, preceitos e da própria lei de Moisés, o Senhor os chama de cegos que guiavam outros cegos e que, acabariam caindo, ambos, no barranco.

Hoje a história dos dias de Jesus se repete: Homens, pastores, teólogos, que foram cegados pelo tradicionalismo, se fecham em preceitos e doutrinas humanas, preocupando-se apenas com o exterior da ovelha, com o que ela se veste, o quanto corta do cabelo, se ela pensa em ir à praia. Se esquecem, ou nem sequer aprenderam, pois lhes falta a luz do Espírito Santo, que o que contamina não é o que entra pela boca, ou cobre nosso corpo, ou o comprimento do cabelo, se a ovelha usa ou não adornos, se pinta ou não o rosto, e sim o que sai pela boca. Jesus explica aos seus discípulos o seguinte: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15:18,19)

O apóstolo Paulo, algum tempo depois, diz em sua carta aos gálatas 5:1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão."

Cristo não nos chamou para nos submeter à manipulação, mesmo que venha do altar. Não é só por que um indivíduo prega, tem boa oratória, ou conhecimento teológico, que é o Senhor a falar. O que a bíblia nos diz? “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (I Jo 4:1) O que mais a bíblia nos instrui? Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.”(Mt 7:15) E mais uma vez a bíblia diz: “Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!”(Fp 3:2)

Trataremos mais a respeito, no nosso próximo encontro, mês que vem. Até lá, estarei a sua espera. Lembre-se: Cristo te chamou para ser livre, e ninguém pode te aprisionar! Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Jo 8:36)

Com amor fraterno. Graça e paz.

Pr Geyzon Assunção
geyzonassuncao@hotmail.com